quinta-feira, 29 de maio de 2014

Açúcares

O açúcar natural, é extraído da cana-de açúcar, da beterraba, das frutas, do néctar de flores, da seiva da árvore do bordo do Canadá ou “acer”, de onde pode ser retirado em forma de sucos ou soluções.(ORNELLAS,2006). O açúcar é obtido pela sulfitação do caldo de cana, seguido de calagem e decantação, tendo 99,8% de sacarose e 0,2% de umidade, tornando-o muito estável. (ORNELLAS,2006).

O açúcar é produzido por diferentes processos tecnológicos nos diversos países do mundo, existindo assim várias maneiras de se classificarem aos açúcares comercializados, segundo seus diferentes tipos. (ORNELLAS, 2006). Os edulcorantes são substâncias extraídas de fontes naturais ou sintetizadas em laboratório que possuem poder dulçor superior à da sacarose. Edulcorantes naturais conhecidos são o esteviosídeo, frutose, xilitol, manitol e sorbitol. Já os sintetizados, conhecemos o aspartame, sacarina sódica, ciclamato de sódio e acessulfame –K.

- Na aula de dietética sobre açucares foram feitas diversas preparações que levam açúcar ou algum tipo de adoçante em sua preparação.
O box 5 ficou responsável pelo pé-de-moleque, esse obteve uma consistência de brigadeiro e ficou muito saboroso. Podemos visualizar o efeito do açúcar contido no leite condensado e também no chocolate em pó que foram utilizados nessa preparação, para dar o sabor doce no pé de moleque.

Pé-de-moleque
Ingredientes do pé-de-moleque:
  1 lata de leite condensado
1 ½ xícara de chá de amendoim torrado sem pele
  3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de margarina
Modo de preparo:
Levar ao fogo todos os ingredientes exceto o amendoim, até a mistura se desprender do fundo da panela.
  Colocar o amendoim.
 Retirar do fogo e bater um pouco até que a mistura fique morna.
Distribuir o conteúdo com colheradas (de sopa ou de servir) em um tabuleiro untado com manteiga e deixar esfriar para que o pé-de-moleque atinja o ponto de firmeza necessário.





Stéfani Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário