quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dietas Especiais

Quando a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, as necessidades nutricionais podem ser atendidas por meio da dieta enteral. Neste caso, um tubo fino, macio e flexível chamado sonda nasoenteral pode ser passado pelo nariz até o estomago ou até o intestino delgado.

Há dois tipos de dietas que podem ser passadas nessa sonda, a dieta industrializada, que já vem pronta para ser administrada ou em pó para ser diluída. Ou a dieta caseira ou artesanal, que aprendemos a fazer na aula, pois o custo de uma dieta industrializada é muito alto, e muitas vezes a família não tem condições de compra-la. A dieta caseira então é uma alternativa boa, e que ainda pode oferecer ao paciente a satisfação de estar comendo algo mais próximo da comida da família. Além de algumas dessas deitas serem ricas em uma cor atrativa, o que agrada mais a quem está consumindo.

O Box 5 nesse dia ficou responsável pela preparação de duas vitaminas (receita abaixo), que ficam muito gostosas, com uma cor bem bonita e que são baratas e bem fáceis de preparar. É uma receita bastante comum, apenas trocando o açúcar comum por maltodextrina, que é mais fácil para o organismo do paciente absorver, além de conferir a preparação uma osmolaridade que não vá irritar o organismo do paciente.

Foi uma aula extremamente interessante, e apesar de algumas dietas não terem um cheiro muito agradável, foi possível entender bem como esse tipo de dieta é preparado e administrado. 

Vitamina de Banana (100 mL)
Ingredientes:
20 g de Banana Prata
55 ml de Leite Integral
5 g de maltodextrina
Água – quantidade necessária

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e batê-los no liquidificador.



Vitamina de Manga
Ingredientes: Vitamina de manga (100 mL)
20 g de Manga Palmer
55 ml de Leite Integral
5 g de maltodextrina
Água – quantidade necessária
Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e batê-los no liquidificador.




Lídia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário